terça-feira, 26 de agosto de 2008











terça-feira, 19 de agosto de 2008

Como detectar um mentiroso?

Mais uma para irmos todos Oh Blog!




Na sequência do pré lançamento do novo programa de televisão da SIC "Verdade ou Mentira" lembrei-me de colocar à disposição de todos este conteúdo, espero que este possa ser útil no confronto diário com a natureza humana e a cada vez mais frequênte tendência para a mentira.



Já todos passamos por momentos em que era crucial saber se a “outra” pessoa estava a ser sincera ou simplesmente a mentir. Saber detectar uma mentira/mentiroso é feito de forma intuitiva por todos, mas será assim tão simples?

A resposta é sim! Para ajudar a perceber o quão simples é detectar uma mentira/mentiroso deixo aqui 7 passos/técnicas/ferramentas para que possas detectar um “charlatão” mais facilmente e de forma quasi PRO!


Requisitos mínimos:

· Bons ouvidos
· Bons olhos
· Cepticismo QB





Passos para detectar um mentiroso



1ºPasso - As mãos

O gesticular das mãos de forma desadequada ou nervosa pode ser um sintoma de que a pessoa que estás a confrontar te está a mentir. As pessoas quando mentem têm uma tendência natural para tocar com as mãos na cara, coçar o nariz, esfregar a barba ou a testa…


A ter em conta:

· Tocar na cara
· Coçar o nariz

2ºPasso - Os olhos

O contacto visual é uma das mais conhecidas técnicas para detectar um mentiroso, mas normalmente utilizado de forma incorrecta através da famosa expressão “olha-me nos olhos e diz-me que não foste tu a…”. Quem mente pestaneja em demasia e tem dificuldades em manter o contacto visual com o confrontador.

A ter em conta:

· Pestanejar em demasia
· Evitar contacto visual

3ºPasso - As palavras

É aqui que entra o requisito do “bom ouvido”. Uma escuta activa da tua parte ao confrontares o mentiroso/a, irá decifrar, em grande parte das situações, se te estão a mentir ou não. Normalmente o mentiroso/a tende a explicar as situações de forma demasiado pormenorizada e sistematizada, quase como um conto de fadas, em que nem as virgulas mudam de uma história para a outra. Existe também a possibilidade de o mentiroso/a não tratar terceiros por “ele” ou “ela” mas sim pelo seu nome completo ou por parte dele, conferindo demasiada ênfase às situações em confronto.

A ter em conta:

· Explicações demasiado completas
· Menciona pessoas pelo nome e não por "ele" ou "ela"

4º Passo - O Sorriso

Como já foi verificado anteriormente (situação das mãos) a linguagem corporal determina uma grande parte da nossa comunicação involuntária. Se prestares atenção às expressões faciais das pessoas com quem falas, irás notar que, quando conversas descontraidamente com alguém essa pessoa utiliza vários músculos faciais para se expressar de forma mais assertiva. O mesmo já não acontece com quem mente! A tendência natural de quem mente é suprimir qualquer tipo de sinal (através da linguagem corporal e não só) de que possa estar a mentir, pelo que se abstraem de utilizar naturalmente os músculos faciais, tentando limitar a sua expressividade à zona da boca e lábios. Daí a expressão “sorriso cínico”.

A ter em conta:

· Sorriso cínico


5ºPasso - A postura defensiva

A postura defensiva é um tema proeminente no estudo psicológico de criminosos, pelo que é fácil de perceber, isto de uma forma muito simples, o que se pode “ler” do mentiroso/a através da sua postura corporal neste caso defensiva! Quando nos sentimos ameaçados a nossa tendência natural é tentar recorrer a posições defensivas! Neste caso e ao contrário do Karaté (por exemplo), a postura defensiva não é consciente, ela é um reflexo dos nossos pensamentos. Como o nosso tema é a detecção de mentiras, como podemos fazer a ponte de ligação entre a “postura defensiva” e o mentiroso? Fácil, se a pessoa que confrontas estiver a mentir, esta irá adoptar a tal “postura defensiva”.

Como detectar uma postura defensiva perguntas tu? A postura defensiva é caracterizada por posições de submissão elaboradas de forma inconscientemente por quem tu confrontas, traduzindo-se na sua maioria no famoso cruzar de braços, o juntar das mãos, o encolher do peito, bem como o colocar objectos entre ti e ele, tais como um copo ou um telemóvel, o qual representa um obstáculo (psicológico e imaginário) entre tu e o mentiroso/a!

A ter em conta:

· Cruzar de braços ou juntar as mãos
· Objectos como forma de obstáculo

6ºPasso - As pausas

O silêncio pode ser sinónimo de paixão, mas pode também ser um catalisador do desconforto para quem mente. Se tiveres oportunidade, faz pausas propositadamente longas entre cada questão. Para quem mente o silêncio é um sufoco, ele irá tentar quebrar as pausas com explicações e mais explicações, ou seja…mais oportunidades para testares os passos anteriormente falados.

A ter em conta:

· O silêncio

7º Passo - O alívio

Por último e não menos eficaz, podes utilizar a técnica do alívio! Ou seja, após mencionares o assunto e confrontares o mentiroso, uma das formas de fazer a “prova dos 9” é dizer-lhe algo do género: “Epah! Eu vi logo que não tinhas sido tu, desculpa ter desconfiado…” – ou então muda de assunto rapidamente, se o ambiente de tensão e desconforto sentido por quem confrontas for por ele substituído por um de folia e alivio excessivo (por não ter sido apanhado a mentir), tens a prova de que ele ou ela te está a mentir!

A ter em conta

· Alívio excessivo


Lembra-te que deves agir de forma tranquila, não mostres à pessoa que estás em confronto com, que estás a analisar de forma metódica o seu comportamento. Age naturalmente, observa e tira as conclusões necessárias sem te desmascarares.

2 Anos, 11 meses e 9 dias!


Mais uma para irmos todos Oh Blog!



Estudos efectuados pelo INE verificaram que o Homem Portugues demora em média, 2 anos, 11 meses e 9 dias de namoro, antes de pedir em casamento a sua companheira! Facto interessante e que revela muito sobre a natureza do Homem (em geral e o Português em particular).

A estatistica revelanos mais uma vez um dado curioso, o qual podemos analisar de diferentes formas:
A forma do amor!

Ou seja, estes 2 Anos, 11 meses e 9 dias são o tempo necessário para o homem perceber realmente se a sua companheira é a mulher que irá querer "amar" para o resto da vida...

A forma do gato!

Conhecido por ser um animal de habitos, podemos utilizar esta analogia para dizer que 2 Anos, 11 meses e 9 dias são o tempo necessário para o homem se acomodar à situação e propor uma "execução" do tipo forca!


A minha forma!

Esquece agora tudo o que foi dito, ou tudo o que ficou por dizer sobre outras formas! A verdade é que (e este estudo é cientificamente comprovado pelo OH Blog) 2 Anos, 11 meses e 9 dias são o tempo necessário para vergar a alma do Homem, seja este Português ou não. Durante este tempo, a mulher elabora em pormenor uma parafernália de cenários para conseguir o seu objectivo. Poucos homens resistem aos ataques viciosos do sexo femenino...aquilo a que normalmente se chama de "charme"...

Ao fim de 2 Anos, 11 meses e 9 dias exactamente, a alma do homem já foi completamente digerida por este animal feroz (mulher) fazendo com que este desista da vida saúdavel e pro-activa que é a vida de Solteiro!

Aqui deixo o aviso! Todos sabemos que a digestão demora entre 2 a 3 horas, mas esta demora bem mais...NÃO SE DEIXEM COMER!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Perolas de sabedoria! Holyveirav&Milagre,Milagre,2X

Mais uma para irmos todos Oh Blog!





Porque não uns jogos olímpicos para quem só calça 42?


Portugal ganhava medalhas nos jogos olímpicos dos que calçam 42! Como é óbvio os Portugueses com uma estatura média de 1.75m calçam menos do que atletas como o Phelps(Calça 46...que por si só deviam ser consideradas barbatanas) ou todos os jogadores de Basquete dos E.U.A. os quais ostentam números demasiado elevados para competir com os portugueses.

É uma luta desigual, é desumano, quase como pensar nos jogos olímpicos em que competiam todos, deficientes motores, ceguinhos, avozinhas...a Rosa Mota...

Vendo bem, esta seria a melhor estratégia para ganhar medalhas porque os países como a China não podia participar em nenhuma modalidade, por razões óbvias! Os Franceses também não podiam competir porque têm muitos pelos no sovaco e os pés grandes, os Africanos é TUDO GRANDE (é a chamada doença dos elefantismo)...e por ai em diante!

O nosso único adversários seriam os Espanhóis, mas esses era só fazer testes ao DOPPING que estavam as medalhas todas garantidas!